Fragrâncias


 
O que são os perfumes?



A concentração das essências configuram variados tipos de perfumes.

A mesma fragrância de um perfume é encontrada em concentrações diferentes e provoca novos cheiros em contato com a pele. Perfumes puros, pomadas, elixirs e óleos eram os aromas disponíveis nos tempos antigos, com o avanço tecnológico nos tempos atuais o que diferencia os aromas são: Eau de Perfum, de Toilette e até cremes perfumados.



Extrato Perfume ou Parfum
É extrato da fragrância que representa o aroma em sua mais pura forma. Perfumes puros contém de 20 a 40% de óleo de fragância e caros elixires, ou seja, a maior concentação de óleos de todos os tipos de fragrância. O perfume deve ser aplicado em pequeníssima quantidade e não deve ser borrifado, tudo para manter um aroma agradável na pele. Entre todas as classificações, não há dúvidas, o perfume é o mais caro.


Eau de Parfum
É a fórmula mais popular. Contém entre 7 e 14% de óleo de fragrâncias e elixir de perfumes. É a segunda essência mais forte e duradora. No Eau de Parfum, 70% do aroma se perde após algumas horas e aproximadamente 30% permanece por todo dia. Eau de Parfum é o considerado o melhor "custo-benefício", já que contém uma grande quantidade de óleos, mas não pesa tanto no bolso.


Eau de Toilette
Apresenta uma concentração menor de óleos e elixires do que o Eau de Parfum ou perfume, contendo de 1 a 3% de óleos de fragrância. No Eau de Toilette, 80% dos óleos evaporam em apenas 3 horas. A fragrância foi pensada para ser usada como água de banho e ser aplicada no corpo todo.


Eau de Cologne
A fragrância se tornou popular graças a Napoleão Bonaparte. Os aromas eram construídos diferentemente do modelo francês, com pouco tempo de duração. A colônia permanece na pele por apenas duas horas e deve ser usada com um spray.


Perfume cremoso
Este tipo fórmula é mais recente invenção e já conquistou 
apreciadores. Combina finas fragrâncias com perfume.  Contém 8% de óleos aromáticos presentes no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. O creme é mais grosso que as loções normais, o que permite uma fixação maior. O aroma dura até 24 horas na pele, por um preço muito mais em conta do que a fórmula pura do perfume.


Um perfume para cada situação
Existem perfumes adequados aos diversos tipos de pele e personalidade e fragrâncias que combinam com  diferentes situações.


No Trabalho
Cítricos e florais são os mais adequados. Sutis e discretos afastam o risco de carregar o ambiente.


Passeios
No ar livre os melhores são os aromas leves presentes nas águas de colônia.


A noite
Aromas orientais, especiarias e amadeirados, marcantes e sensuais.


Grupos principais de fragrâncias.

Cítricas
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.

Florais
Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.

Filifolhas
Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.

Chipre
Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.

Amadeirados
São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.

Âmbar ou Orientais
Muitas vezes chamados de "orientais", fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.

Couro
Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.



Famílias olfativas principais.

Cítricos:
Esses perfumes têm sua fragrância extraída de cascas de frutas cítricas, tais como laranja, limão, bergamota, toranja e tangerina. Esta família olfativa reproduz fragrâncias leves e frescas e são muito utilizados em quase todas as fragrâncias unissex sendo por esse motivo muito popular.

Fougères: 
Este termo de origem francesa se traduz por uma planta que não tem cheiro muito forte, tão pouco característico. Assim pertencem a essa família as fragrâncias de ervas e plantas herbáceas. Ela está associada em sua grande maioria aos perfumes masculinos mais tradicionais.

Chipre: 
São fragrâncias fabricadas por meio de matérias primas advindas de musgos, normalmente do carvalho, remetendo assim à essência da terra, como a junção de madeira e musgo. Este apresenta uma combinação de notas cítricas, uma mistura de notas quentes e frias, com a união do melhor da perfumaria. São fragrâncias utilizadas em perfumes mais clássicos e sofisticados.

Amadeirados: 
O nome já sugere a principal carcteristica. As fragrâncias são extraidas das melhores madeira, mas também do tabaco, couro, musgos, entre outros. Somente madeiras nobres e de luxo permitem essa extração como o pinheiro selvagem, o sândalo e o cedro de olíbano, conferindo assim melhor qualidade e consistência. Inseridos nesta família se encontram o incenso e a mirra, que são notas mais quentes. Esta família é empregada tanto em perfumes masculinos quanto femininos e quando masculinos são melhor combinados com as famílias cítricas.

Orientais: 
Esta família em sua base possui uma mistura de especiarias exóticas que agregam pimenta, anis, canela, baunilha e ainda romãs florais.
Geralmente são misturas sintéticas. Antigamente as fragrâncias como musk, almíscar, âmbar e algumas de origem animal eram as notas dominantes nesta família olfativa, mas atualmente é utilizada a matéria prima sintética reproduzindo as notas para melhorar a comercialização e barateamento do produto. É considerada a mais intensa das experiências olfativas, pois possuem certo frescor inicial e são picantes. Usados em perfumes muito sofisticados.