6 de mar. de 2014

Perfumes caros

 

Os  perfumes mais caros

É comum o mesmo perfume apresentar cheiros diferentes quando aplicado em pessoas diferentes. Isso porque, os odores corporais são únicos, sendo resultado da alimentação, das características pessoais, dos lipídeos e ácidos graxos que a pele exala. A temperatura da pele interfere diretamente na vaporização do perfume, e portanto no cheiro que ele exala.

Hoje sabemos que o perfume é capaz de revelar a personalidade das pessoas, bem como sua classe social. De fato, o perfume é muito mais do que um prazer dos sentidos. É também uma mensagem, algo do próprio ser humano, projetando no exterior seu "eu" profundo, seus gostos, suas aspirações secretas.

Atualmente, a indústria se desenvolveu a tal ponto, que esse aroma é obtido sinteticamente. O perfume Chanel nº 5 deu início a um "boom" no uso dos aldeídos na fabricação de perfumes. Outro mérito da perfumaria foi reforçar a associação entre o uso do perfume e o jogo de sedução. A discussão ganhou fôlego na década de 50, quando a atriz Marilyn Monroe declarou que usava apenas uma gotinha de perfume para dormir. Mas a relação entre aroma agradável e apelo sensual vem de épocas remotas.

São necessários entre 6 a 18 meses para criar um perfume. É um período mágico em que as matérias primas se transformam em odor.

http://guia.mercadolivre.com.br


Porque os perfumes finos são caros?

Simples, porque eles são feitos com vômito de baleia! Achou nojento? Não é não, porque o âmbar-gris (nome dado ao vômito da baleia cachalote) é uma substância rara e com um cheiro doce indescrítivel!
Além disso, cada  grama, custa em torno de 10 a 20 dólares. Isso quer dizer que se você achar um pedaço de âmbar perdido por aí, pode ganhar em torno de 15 mil reais! O maior pedaço já achado até hoje foi de 635 kilos ( quem encontrou esse com certeza virou milionário! ).Aí, eu fui procurar saber porque, pra que .. afinal sou muito curiosa rs. E descobri que o âmbar é usado na indústria de perfumes como fixador, é ele que não deixa o perfume evaporar depois de entrar em contato com a pele. Os cientistas até conseguiram reproduzir um 'âmbar sintético' mas ele não é tão eficaz quanto o natural, e por isso o vômito da baleia é tão requisitado.

Engraçado que, quando a baleia cachalote vomita essa substância, ela ainda é macia, preta e com um cheiro muito desagradável. Só depois de cerca de uma década flutuando pelo oceano salgado, é que ela vira uma substância sólida e cerosa, e com um cheirinho doce de dar inveja a qualquer perfume.
Não é a toa que chamam o vômito de 'ouro flutuante' !

Dizem que ele também é um afrodísiaco, um remédio homeopático e um excelente condimento pra comida.  

Texto de Daiene Calmon
http://cherryland.com.br





Vômito de baleia pode render fortuna a casal.
Notícias   - 24 de janeiro de 2006

Um casal que encontrou torrões solidificados de vômito de baleia cachalote jogados em uma praia australiana podem lucrar centenas de milhares de dólares com a descoberta, segundo informou nesta terça-feira a rádio nacional do país.
Leon Wright e sua esposa levaram os 14,75 kg de âmbar cinza para casa sem saber que carregavam uma substância avaliada em
US$ 20 dolares o grama, e apelidada de "ouro flutuante".
A substância rara é usada pela indústria de perfumes.
A descoberta pode render até US$ 295 mil à família australiana.
Fragrância O âmbar cinza é usado na digestão de lulas gigantes,
a principal fonte de alimentação dessas baleias.
Ele é um excremento naturalmente expelido pelas cachalotes em alto mar.
Anos de exposição ao sol e à água salgada transformam o cheiro e a consistência da substância. Ela passa a ter uma textura agradável e um aroma considerado sedutor.
"É incrível pensar que isso é material que a baleia não consegue digerir", diz o ecologista marinho Ken Jury, que identificou o material. "(Mas) após dez anos, é considerado limpo e tudo o que sobra é este perfume super agradável.
É inacreditável."

http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário: